Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga e editora do CECIP-www.cecip.org.br ;leitora de Borges, Cortazar, Guimarães Rosa e Joseph Campbell, viajante , atualmente coordenando o projeto Currículo Global para a Sustentabilidade .

domingo, 8 de maio de 2011

Maio 2011 - Pensando sobre Justiça e Esperança

Essa primeira semana de Maio me fez pensar sobre Justiça. Não a  Justiça Retribuitiva , à qual  Barack Obama se  referiu ao  anunciar ao mundo , diante da eliminação de um ser humano considerado  inimigo, que "Justiça foi feita " .   Esse tipo de justiça, que mais parece vingança,  e na qual se retribui violência com violência, só faz tornar o mundo um lugar mais inseguro ainda .  Penso na Justiça Restaurativa, que a organização à qual pertenço, o CECIP - http://www.cecip.org.br/ , está ajudando a construir nas escolas do Brasil.  Uma Justiça que se baseia na compreensão das causas dos conflitos e dos motivos pelos quais eles  se transformaram em violência. E que confia na capacidade dos seres humanos de retomarem o diálogo, por meio de acordos onde os danos causados pelas violências possam ser reparados.  Um tipo de Justiça da qual  quase não se ouve falar , mas que está aí  desde os anos noventa  do século passado, para ser usada por indivíduos, grupos e nações.

É bom pensar que, no  Curriculo Global que estamos construindo - http://www.globalcurriculum.net/ -  , o conceito de Resolução de Conflitos pode ser trabalhado em aulas de todas as disciplinas , como o fizeram os professores da EE Julia Pantoja , e , na EMEF Guilherme de Almeida , as crianças da quarta série da professora Vera. Esses estudantes  construiram um mural de colagens, onde as letras  gigantes da palavra PAZ foram preenchudas com imagens de guerras atualmente travadas.  Com essa imagem, as crianças fizeram a crítica da   defesa da  guerra como instrumento de se fazer paz ( "Se queres a paz , prepara-te para a guerra) .   Parecem concordar com a iniciativa de educadores da Comunidad Educativa , grupo virtual de lationamericanos , que vai encabeçar um movimento mundial para que Barack Obama devolva o seu injustamente recebido Prêmio Nobel da Paz.

Para quem acha ingênuo falar em Currículo Global e sonhar com uma cidadania planetária em tempos apocalípticos, fica a advertência de Paulo Freire, cujo aniversário de morte  não foi lembrado pela grande mídia : '  A inexorabilidade do futuro é a negação da História  (,,,) A  desproblematização do futuro (,,,) leva necessáriamente á morte ou à negação autoritária do sonho, da utopia , da esperança . (,,). ( Pedagogia da Autonomia, 1996, pg 71-72)

Minha mãe, Maria Ednir Leitão Nogueira,  gostava de repetir a citação  "É possível viver sem justiça, mas não sem esperança". Ela  nunca a perdeu, mesmo quando o chão lhe faltava e o céu lhe caía sobre a cabeça .  Em um de seus poemas  , Absolvição do Mundo "  fala desse  outro mundo possível que estamos, a duras penas ,gestando agora :
....
Não posso julgar-te, ó mundo.
Não, não posso.

De ti sou parte infinitesimal, intrinseca.
Depois... Há em ti os  sábios, os santos, os  artistas,
tantos !
E há sempre lágrimas sobre o mal caindo
Sempre amor dessas lágrimas provindo
- e se é rasgando almas e corações que deles tiras
os átomos de amor que á humanidade voltam-
mil vezes abençoado sejas, mundo-
pois só de coração aberto é que se pode conhecer
a força do amor, o impacto da morte,
a pureza dos santos.
Ebganei-me.
Vil não és,
mundo de penosa gestação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário