Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga e editora do CECIP-www.cecip.org.br ;leitora de Borges, Cortazar, Guimarães Rosa e Joseph Campbell, viajante , atualmente coordenando o projeto Currículo Global para a Sustentabilidade .

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Instruções para Salvar o Mundo

Esse é o título no novo livro  de ficção da  espanhola Rosa Montero ( Ed. Nova Fronteira, 2008) . Bibliografia básica para  quem está engajado na  criação de  um Curriculo Global para a Sustentabilidade, como o grupo de educadores brasileiros que o CECIP -www.cecip.org.br- está liderando no Brasil, com os parceiros  Südwind na Austria, Nego-com no Benin,Arpok na  Republica Checa e  Leeds -DEC no Reino Unido fazendo o mesmo em seus países .

Rosa é uma jovem de  60   anos , editora do El País .Como  boa jornalista,  está por dentro dos grandes temas planetários   e  é capaz de traduzir saberes acadêmicos para uma linguagem acessível a todos que saibam ler.  Mas Rosa vai além : a exemplo de grandes como Thomas Mann em A Montanha Mágica, ou Aldous Huxley  em livros como O Macaco e a Essencia , ou Ian MacEwan em Solar ,  converte ciência em arte. Em  Instruções sobre Como Salvar o mundo, ela  entrelaça  as vidas de  pessoas comuns, desconhecidas - um motorista de taxi  destroçado pela morte da mulher; um médico viciado no jogo Second Life ,cuja mulher o despreza ; uma  ex cientista alcoólatra cujo apelido é Cérebro; uma jovem prostituta explorada por um cafetão truculento,  nascida em Serra Leoa, onde  já havia sofrido todas as violências imagináveis; um imigrante ilegal  marroquino , fundamentalista islâmico . O cenário é a periferia de  Madrid, muito parecida com qualquer periferia brasileira , em São Paulo, no Rio....   Costurando as vidas desses personagens , Rosa- que contou com a assessoria de cientistas na elaboração do romance- demonstra, sem falar deles,  conceitos básicos da dimensão global  que une todos os seres humanos  e os vincula aos demais seres do planeta . Fala sobre  os pequenos mundos que cada um de nós somos -  de como, ao nos salvarmos, salvamos o mundo maior , mas  só podemos fazê-lo  ajudando nosso próximo  também  a salvar-se .  Seu porta voz é  Cérebro,  a pesquisadora e  professora universitária  caída em desgraça .

Copio aqui  alguns trechos do livro,  sublinhando o que mais me emocionou,  para discutir com os colegas professores das 5 escolas brasileiras do projeto Currículo Global:

 Sobre a unidade na Diversidade , fundamento dos conceitos de  Direitos Humanos, Resolução de Conflitos   e   Sustentabilidade:
"Você sabe que tudo o que existe no universo é composto por átomos. Estão em toda parte. Estão no ar transparente, nas pedras ásperas, em nossa carne macia. E há tantos, tantíssimos átomos no universo, que sua quantidade é inimaginável .(...) Os átomos se agrupam em moléculas;dois ou mais átomos unidos de forma mais ou menos estável formam uma molécula. E, para lhe dar uma idéia, vou dizer que num centímetro cúbico de ar, que é o tamanho de um daqueles dados que os seus amigos taxistas estão jogando, há uns 45 quatrilhões de moléculas , (...) E, para completar, os átomos, além se serem muitíssimos, são praticamente eternos. (...)Os átomos passam suas longuíssimas vidas se movendo daqui para ali, fazendo e desfazendo moléculas . Sem dúvida, parte dos átomos de nosso corpo provém do coração ardente de algum sol longínquo.   Você sabe, somos poeira de estrelas. E não é só isso: estatísticamente, é mais do que provável que tenhamos milhões de átomos de qualquer personagem histórico que você possa mencionar. Bilhões de átomos de Cervantes. E de Madame Curie.   Bilhões de Platão e outros bilhões de Cleópatra. Os átomos levam algum tempo para se reciclar, ou seja. muitas décadas precisam se passar para que seus átomos consigam voltar a entrar em circulação, mas pode-se dizer que todos os seres humanos que já existiram vivem em mim, e eu viverei em todos os que vierem no futuro.E também num talo de erva queimada pelo sol ou no corpo encouraçado de um escaravelho"( pag 160)

Não é maravilhoso? Fiquei pensando no poder que os professores  que amam suas disciplinas e gostam das Ciéncias  tem de encantar as crianças e jovens com  insights como esses - e  de trazer sentido para suas vidas.

Sobre Interdependencia e o impacto do micro no macro :
"Nos últimos dois anos que passou em Los Álamos, Fieldman formulou a teoria dos vasos comunicantes, também conhecida por efeito Ló. (....) carece de suficiente rigor científico. Embora, nesse caso, depois da morte de Fieldman , tenha sido encontrado um modelo matemático com que pretendia demonstrar sua teoria.Mas o modelo estava incompleto, e, além disso, ninguém soube decifrar as notas de Aaron. Enfim, o que Fieldman queria dizer é que as ações humanas tem repercussão no mundo físico, na realidade do planeta e do resto dos seres vivos. Segundo ele, todos os nossos atos, absolutamente todos, tem consequências. Dizia que os seres vivos formam uma unidade energética, que, de alguma forma, todas as criaturas estão interconectadas, da mosca do vinagre ao papa de Roma, e que, dependendo do que fazemos, contribuiríamos para ordenar a matéria e criar harmonia ,ou para desordená-la e desencadear fragorosos processos de instabilidade e fúrias caóticas. E os atos que ordenam a matéria seriam exatamente aqueles que tendemos a considerar "bons" desde o começo dos tempos, enquanto os que a desorganizam seriam os que em geral qualificamos como "maus". (...) Se cometemos atos perversos,pervertemos o mundo. E se fazemos algo bom, contribuímos para melhorá-lo e redimí-lo, ainda que nosso ato bom seja anônimo, ainda que ninguém saiba ou venha saber um dia , ainda que executado em completa solidão e aparentemente não tenha qualquer consequência. As atitudes deixam marcas por si mesmas e cada indivíduo influi na totalidade como se nos relacionássemos através de um sistema de vasos comunicantes . Fieldman afirmava que nós  humanos sabemos , em algum lugar profundo de nossas mentes, que as coisas são assim. e que por isso tal mensagem está presente na maioria das religiões do planeta" ( op.cit, pg 198,199,200)

Então: esses 30 educadores brasileiros  que  assumiram voluntáriamente a tarefa de ajudar a construir um curriculo voltado à formação do cidadão planetário do futuro, estão  ajudando, modestamente, a redimir e a salvar o mundo. Não recebem nada por isso. Poucos sabem o que estão eles estão realizando. Mas, se somos vasos comunicantes, pense nas  repercussões , em incontáveis vidas,  de  decisões como a  do professor de Geografia Gilberto, da Escola Estadual  Julia Pantoja, que  também trabalha em outra unidade, de usar um sábado livre para levar os alunos da Vila Prudente   para a Avenida Paulista, e apresentar a eles , por exemplo, a exposição ¨ 6 bilhões de outros", que está acontecendo no MASP... Ou  da professora de Português Lenira, do Colégio Bandeirantes, de iniciar com a equipe um Intercambio Virtual de Culturas entre alunos de diferentes escolas?

2 comentários:

  1. Madza,
    Obrigada por compartilhar. Realmente é um material fabuloso não só para os educadores envolvidos no projeto. Gosto particularmente do enfoque sobre a Interdependência. De todos os conceitos da dimensão Global, este é o que mais me instiga.
    Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  2. Por falar em Interdependência, qual foi sua impressão sobre nossa humanidade comum após o que viu em "6 Bilhões de Outros?"
    Mais beijos

    ResponderExcluir